01/2022
Autor: Edoardo Eisenbach – Executivo de Strategic Sourcing e Projetos na Stratesys – Professor especialista do Instituto INLACCE
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/edoardoeisenbach/
Venho aqui para compartilhar um conteúdo que certamente pode ser de seu interesse caso trabalhe em Procurement, pois trata-se de um modelo de negociação que pode alavancar resultados esperados de uma negociação. Sob a ótica de Procurement este modelo é conhecido como Leilão Reverso.
O Leilão Reverso, ou Negociação Eletrônica, como também é conhecido, é uma modalidade de negociação utilizada por profissionais de Procurement para negociar de forma competitiva com o mercado fornecedor, garantindo a melhor condição comercial entre as partes, seja ela o Preço, Custo Total de Propriedade, Qualidade, Níveis de Serviços, etc.. Existe também a possibilidade de combinar as condições mencionadas de acordo com a necessidade da contratação/aquisição.
Quando respeitadas as melhores práticas, o Leilão Reverso além de alavancar bons resultados financeiros para procurement, reforça a isonomia, transparência e compliance do processo de aquisição para todos os stakeholders internos e externos impactados pelo processo de negociação.
Para contar com essa modalidade de negociação é preciso ter acesso a ferramentas de e-auction ou de e-procurement que contam com essa funcionalidade.
O Leilão Reverso tem como características a objetividade e a eficiência, já que é conduzido em tempo real com todas as partes (negociação online) e em curto período, quando comparado à modalidade tradicional de negociação (também conhecido como negociação de mesa), que precisa ser realizada individualmente com cada fornecedor, seja “na mesa”, por chamada telefônica ou por formalização via e-mail.
Assim como um jogo de xadrez, que exige movimentos planejados, o Leilão Reverso precisa ser muito bem estruturado com base nas informações coletadas nas etapas que antecedem uma rodada final de negociação, a fim de se buscar o resultado desejado. A combinação de parâmetros existentes nas plataformas de e-procurement do mercado é que garantes a dinâmica durante a negociação.
Após mencionar um pouco do conceito, características e estruturação da estratégia, gostaria de listar 06 benefícios percebidos na utilização do Leilão Reverso em procurement:
- Maior transparência;
- Isonomia/imparcialidade no processo de contratação;
- Garantia de Compliance no processo;
- Agilidade no processo de negociação – economia de tempo;
- A Negociação ocorre em “campo neutro”;
- Alavancagem de resultado financeiro da negociação
Já conhecia sobre Leilão reverso? Achou interessante o conteúdo? Espero ter despertado seu interesse sobre o assunto e caso queira saber mais sobre o tema, fiquem de olho nas redes sociais do INLACCE e Stratesys, pois em breve iremos compartilhar mais conteúdos sobre o tema.